ERICH BETING e GUSTAVO FRANCESCHINI
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
O anúncio de que a Telhanorte patrocinaria Guarani e Ponte Preta pegou o mercado de surpresa. Realizando boas campanhas na Série B do Campeonato Brasileiro, os dois times de Campinas (SP) tornaram-se os primeiros a obter patrocínio da empresa de materiais para construção.
A escolha dos times do interior paulista foi feita após um estudo que envolveu mais de dez clubes e que foi preparado para a Telhanorte pela Golden Goal Sports Ventures, agência de gestão esportiva.
"A (agência de publicidade) DM9DDB nos procurou para fazer um estudo sobre a possibilidade de patrocínio para a Telhanorte. Nós fizemos um levantamento com mais de dez clubes e, dentro de uma análise bem detalhada, chegamos a alguns que se encaixavam ao perfil que a empresa queria adotar na estratégia do patrocínio", afirmou à Máquina do Esporte Daniel Malachias, da área de consultoria da Golden Goal.
Segundo o executivo, o estudo levou em conta diversos aspectos, que foram além da simples exposição em mídia que os dois clubes podem gerar.
"O patrocínio tem de ir além da exposição. Ele tem relacionamento, CRM, hospitalidade... Nós analisamos toda essa diversidade de ações que podem ter e colocamos tudo isso dentro do estudo", disse Malachias.
Uma demonstração dessa busca por algo além da exposição é o plano de ativação da Telhanorte. A rede de lojas de material para construção planeja ações no interior de suas unidades, como a venda de ingressos para os jogos dos times de Campinas. E pode usar o patrocínio como ponto de partida para outras parcerias comerciais.
"O patrocínio é só para a frente das camisas para abrir espaço para empresas de tintas. Eles estão querendo fazer ativações com empresas parceiras. Se elas quiserem entrar nas camisas dos times, podem auxiliar nisso", disse Márcio Della Volpe, diretor de marketing da Ponte.
Outro aspecto que pesou para a escolha de Guarani e Ponte foi a estruturação do departamento de marketing dos dois clubes. "Isso é fundamental para a realização de boas ações de ativação do patrocínio", concluiu Malachias.
Além da Golden Goal, a DM9DDB, agência de publicidade que tem a conta da Telhanorte, tem trabalhado na definição de uma estratégia de comunicação do patrocínio da empresa a Guarani e Ponte. Os planos, porém, não foram revelados pelas agências.
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
O anúncio de que a Telhanorte patrocinaria Guarani e Ponte Preta pegou o mercado de surpresa. Realizando boas campanhas na Série B do Campeonato Brasileiro, os dois times de Campinas (SP) tornaram-se os primeiros a obter patrocínio da empresa de materiais para construção.
A escolha dos times do interior paulista foi feita após um estudo que envolveu mais de dez clubes e que foi preparado para a Telhanorte pela Golden Goal Sports Ventures, agência de gestão esportiva.
"A (agência de publicidade) DM9DDB nos procurou para fazer um estudo sobre a possibilidade de patrocínio para a Telhanorte. Nós fizemos um levantamento com mais de dez clubes e, dentro de uma análise bem detalhada, chegamos a alguns que se encaixavam ao perfil que a empresa queria adotar na estratégia do patrocínio", afirmou à Máquina do Esporte Daniel Malachias, da área de consultoria da Golden Goal.
Segundo o executivo, o estudo levou em conta diversos aspectos, que foram além da simples exposição em mídia que os dois clubes podem gerar.
"O patrocínio tem de ir além da exposição. Ele tem relacionamento, CRM, hospitalidade... Nós analisamos toda essa diversidade de ações que podem ter e colocamos tudo isso dentro do estudo", disse Malachias.
Uma demonstração dessa busca por algo além da exposição é o plano de ativação da Telhanorte. A rede de lojas de material para construção planeja ações no interior de suas unidades, como a venda de ingressos para os jogos dos times de Campinas. E pode usar o patrocínio como ponto de partida para outras parcerias comerciais.
"O patrocínio é só para a frente das camisas para abrir espaço para empresas de tintas. Eles estão querendo fazer ativações com empresas parceiras. Se elas quiserem entrar nas camisas dos times, podem auxiliar nisso", disse Márcio Della Volpe, diretor de marketing da Ponte.
Outro aspecto que pesou para a escolha de Guarani e Ponte foi a estruturação do departamento de marketing dos dois clubes. "Isso é fundamental para a realização de boas ações de ativação do patrocínio", concluiu Malachias.
Além da Golden Goal, a DM9DDB, agência de publicidade que tem a conta da Telhanorte, tem trabalhado na definição de uma estratégia de comunicação do patrocínio da empresa a Guarani e Ponte. Os planos, porém, não foram revelados pelas agências.
Ter 07 maio 2024, 19:39 por Eduardo Trigo
» Kappa apresenta as novas camisas do Cuiabá para 2024/25
Sáb 04 maio 2024, 13:49 por Eduardo Trigo
» Vamos retornar!
Ter 16 Abr 2024, 15:16 por Eduardo Trigo
» Oi do alemao!
Ter 16 Abr 2024, 15:13 por Eduardo Trigo
» Novas Camisas da Coleção - Parte XVI
Ter 14 Ago 2018, 13:35 por metalord
» Camiseta Pré Jogo Seleção Brasil
Sex 22 Jun 2018, 18:12 por Thiagoht1
» Para não ser enganado... Cuidado com o DH gate!!!
Qua 03 Jan 2018, 21:17 por marciorony
» Loja Retrô
Qua 12 Jul 2017, 15:32 por cris266
» Alguém já comprou no Bau do Futebol?
Qui 06 Jul 2017, 16:56 por dragao
» [Apresentação] chirulim
Dom 12 Fev 2017, 19:48 por chirulim
» Conservar autógrafo em camisa
Dom 04 Dez 2016, 16:52 por Thiago Oliveira
» Portuguesa Santista apresenta novo uniforme para a temporada de 2015
Ter 02 Fev 2016, 22:11 por Gilberto
» [Aviso] CF Store - Espaço exclusivo para interesses de Compra-Troca-Venda de camisas
Qui 14 Jan 2016, 21:11 por Taís
» Apresentação
Seg 11 Jan 2016, 13:39 por Luis Pedro Andrade
» FIXO - Próximas Aquisições!
Sáb 19 Dez 2015, 17:01 por weshunter
» Apresentação de Colecionador Vascaíno
Qua 16 Dez 2015, 15:36 por AcervoVascolecionismo
» Apresentacao
Sex 11 Set 2015, 18:32 por Fellipe Junqueira
» Apresentação
Qui 03 Set 2015, 22:58 por Vinicius_MB
» Camisas infantis
Sex 28 Ago 2015, 11:04 por GerrardMitão
» Minha coleção - Grêmio FBPA
Qui 20 Ago 2015, 00:49 por colecaogremista
» Camisa vermelho e preto
Qua 22 Jul 2015, 11:00 por Fidel Voglino
» Sorteio da camisa oficial do Barra da Tijuca
Qua 08 Jul 2015, 16:48 por Fidel Voglino
» Trend Imports
Sáb 04 Jul 2015, 16:58 por whatever10
» Minha coleção camisa vermelho e preto
Qui 02 Jul 2015, 18:41 por Fidel Voglino
» Camisa vermelho e preto
Qui 02 Jul 2015, 17:03 por Fidel Voglino
» Apresentação
Ter 23 Jun 2015, 17:18 por Luis Coelho Jr.
» PROCURO CAMISA DA MARCA VETTOR
Qui 11 Jun 2015, 15:42 por rlincoln
» Camisa Sofutebolbrasil não oficial
Ter 09 Jun 2015, 18:38 por Edson Zen Filho
» Apresentação
Dom 07 Jun 2015, 22:00 por Edson Zen Filho
» [Apresentação] Sergio
Ter 02 Jun 2015, 02:40 por Sergio Roberto
» alguém conhece esse lojadcraques?
Sex 29 maio 2015, 19:26 por Ailison Davi
» Internacional apresenta uniformes para temporada 2015
Dom 03 maio 2015, 14:03 por rlincoln
» São Paulo fecha com a Under Armour por cinco anos
Dom 03 maio 2015, 14:02 por rlincoln
» [FIXO] Lavando suas camisas - Cuidados
Dom 03 maio 2015, 14:02 por rlincoln
» Atlético-MG fecha acordo com novo patrocinador master para 2015
Dom 03 maio 2015, 14:01 por rlincoln
» Cruzeiro apresenta uniforme reserva para 2015
Dom 03 maio 2015, 14:00 por rlincoln
» Super Bolla apresenta uniformes do Campinense-PB para 2015
Dom 03 maio 2015, 13:59 por rlincoln
» FIXO - Novas Camisas da Coleção - Parte XV
Qua 22 Abr 2015, 00:06 por edton
» [Apresentação] Palestra1914
Seg 20 Abr 2015, 22:47 por Eduardo Trigo
» Dúvidas com produtos adidas com fabricação na China
Dom 29 Mar 2015, 17:46 por sergioabs