GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
O anúncio do número que seria usado pelo centroavante Adriano foi uma das principais atrações da apresentação oficial da Olympikus como fornecedora de material esportivo do Flamengo, no dia 1º de julho. Contratado com aporte da patrocinadora, o jogador motivou uma votação virtual entre torcedores para a escolha de sua camisa - o pleito opôs a 10 e a 9, que saiu vitoriosa. No entanto, um desejo do Imperador fez com que a ação naufragasse menos de um mês depois.
No último domingo, no empate por 2 a 2 com o Botafogo, Adriano vestiu a camisa 10. O número sempre foi a preferência do jogador, que já o utilizava na Inter de Milão - ele deixou o clube italiano neste ano, alegando problemas particulares, rescindiu o contrato e passou um tempo no Brasil até acertar com o Flamengo.
A mudança do número de Adriano mostra que a vontade do jogador se sobrepôs à ação da diretoria do clube. "Foi um desejo que ele manifestou, por uma questão pessoal. Não tem nada com estratégia de marketing atrelada à mudança", disse Ricardo Hinrichsen, diretor de marketing do Flamengo.
Além disso, a alteração da camisa do Imperador estabelece uma necessidade de adaptação nos planos para o marketing rubro-negro. "Claro que não é bom fazer uma campanha, usar nossa credibilidade e depois desfazer. Mas recebemos uma encomenda para a ação, e depois uma encomenda para mudar. Não imagino tanto impacto porque a mudança foi feita rapidamente", concluiu Hinrichsen.
No entanto, o resultado dos sufrágios virtuais não foi o único entrave para a mudança no número de Adriano. O sérvio Petkovic, outro jogador que o Flamengo recontratou neste ano, colocou uma cláusula em seu contrato que estabelecia uma obrigatoriedade de ele vestir a 10, número que marcou grande parte de sua carreira.
Essa situação criou dois desafios para o curto prazo: definir um novo plano de ação de marketing para o Imperador com a camisa 10 e definir o que será feito do número de Pet. "Só que essa é uma posição que será tomada pelo departamento de futebol, assim como aconteceu com o Adriano. Nós tentamos não nos meter na escolha, e vamos trabalhar com o que for determinado", disse o diretor rubro-negro.
O único caso que cabe ao marketing, segundo Hinrichsen, é uma estratégia para aproveitar a mudança no número de Adriano: "Ainda estamos pensando no que vai ser feito. É claro que camisas serão vendidas com o 10 e a comunicação vai mudar, mas ainda não sabemos o quanto. Nem definimos se vai existir um projeto 10".
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
O anúncio do número que seria usado pelo centroavante Adriano foi uma das principais atrações da apresentação oficial da Olympikus como fornecedora de material esportivo do Flamengo, no dia 1º de julho. Contratado com aporte da patrocinadora, o jogador motivou uma votação virtual entre torcedores para a escolha de sua camisa - o pleito opôs a 10 e a 9, que saiu vitoriosa. No entanto, um desejo do Imperador fez com que a ação naufragasse menos de um mês depois.
No último domingo, no empate por 2 a 2 com o Botafogo, Adriano vestiu a camisa 10. O número sempre foi a preferência do jogador, que já o utilizava na Inter de Milão - ele deixou o clube italiano neste ano, alegando problemas particulares, rescindiu o contrato e passou um tempo no Brasil até acertar com o Flamengo.
A mudança do número de Adriano mostra que a vontade do jogador se sobrepôs à ação da diretoria do clube. "Foi um desejo que ele manifestou, por uma questão pessoal. Não tem nada com estratégia de marketing atrelada à mudança", disse Ricardo Hinrichsen, diretor de marketing do Flamengo.
Além disso, a alteração da camisa do Imperador estabelece uma necessidade de adaptação nos planos para o marketing rubro-negro. "Claro que não é bom fazer uma campanha, usar nossa credibilidade e depois desfazer. Mas recebemos uma encomenda para a ação, e depois uma encomenda para mudar. Não imagino tanto impacto porque a mudança foi feita rapidamente", concluiu Hinrichsen.
No entanto, o resultado dos sufrágios virtuais não foi o único entrave para a mudança no número de Adriano. O sérvio Petkovic, outro jogador que o Flamengo recontratou neste ano, colocou uma cláusula em seu contrato que estabelecia uma obrigatoriedade de ele vestir a 10, número que marcou grande parte de sua carreira.
Essa situação criou dois desafios para o curto prazo: definir um novo plano de ação de marketing para o Imperador com a camisa 10 e definir o que será feito do número de Pet. "Só que essa é uma posição que será tomada pelo departamento de futebol, assim como aconteceu com o Adriano. Nós tentamos não nos meter na escolha, e vamos trabalhar com o que for determinado", disse o diretor rubro-negro.
O único caso que cabe ao marketing, segundo Hinrichsen, é uma estratégia para aproveitar a mudança no número de Adriano: "Ainda estamos pensando no que vai ser feito. É claro que camisas serão vendidas com o 10 e a comunicação vai mudar, mas ainda não sabemos o quanto. Nem definimos se vai existir um projeto 10".
Ter 16 Abr 2024, 15:16 por Eduardo Trigo
» Oi do alemao!
Ter 16 Abr 2024, 15:13 por Eduardo Trigo
» Novas Camisas da Coleção - Parte XVI
Ter 14 Ago 2018, 13:35 por metalord
» Camiseta Pré Jogo Seleção Brasil
Sex 22 Jun 2018, 18:12 por Thiagoht1
» Para não ser enganado... Cuidado com o DH gate!!!
Qua 03 Jan 2018, 21:17 por marciorony
» Loja Retrô
Qua 12 Jul 2017, 15:32 por cris266
» Alguém já comprou no Bau do Futebol?
Qui 06 Jul 2017, 16:56 por dragao
» [Apresentação] chirulim
Dom 12 Fev 2017, 19:48 por chirulim
» Conservar autógrafo em camisa
Dom 04 Dez 2016, 16:52 por Thiago Oliveira
» Portuguesa Santista apresenta novo uniforme para a temporada de 2015
Ter 02 Fev 2016, 22:11 por Gilberto
» [Aviso] CF Store - Espaço exclusivo para interesses de Compra-Troca-Venda de camisas
Qui 14 Jan 2016, 21:11 por Taís
» Apresentação
Seg 11 Jan 2016, 13:39 por Luis Pedro Andrade
» FIXO - Próximas Aquisições!
Sáb 19 Dez 2015, 17:01 por weshunter
» Apresentação de Colecionador Vascaíno
Qua 16 Dez 2015, 15:36 por AcervoVascolecionismo
» Apresentacao
Sex 11 Set 2015, 18:32 por Fellipe Junqueira
» Apresentação
Qui 03 Set 2015, 22:58 por Vinicius_MB
» Camisas infantis
Sex 28 Ago 2015, 11:04 por GerrardMitão
» Minha coleção - Grêmio FBPA
Qui 20 Ago 2015, 00:49 por colecaogremista
» Camisa vermelho e preto
Qua 22 Jul 2015, 11:00 por Fidel Voglino
» Sorteio da camisa oficial do Barra da Tijuca
Qua 08 Jul 2015, 16:48 por Fidel Voglino
» Trend Imports
Sáb 04 Jul 2015, 16:58 por whatever10
» Minha coleção camisa vermelho e preto
Qui 02 Jul 2015, 18:41 por Fidel Voglino
» Camisa vermelho e preto
Qui 02 Jul 2015, 17:03 por Fidel Voglino
» Apresentação
Ter 23 Jun 2015, 17:18 por Luis Coelho Jr.
» PROCURO CAMISA DA MARCA VETTOR
Qui 11 Jun 2015, 15:42 por rlincoln
» Camisa Sofutebolbrasil não oficial
Ter 09 Jun 2015, 18:38 por Edson Zen Filho
» Apresentação
Dom 07 Jun 2015, 22:00 por Edson Zen Filho
» [Apresentação] Sergio
Ter 02 Jun 2015, 02:40 por Sergio Roberto
» alguém conhece esse lojadcraques?
Sex 29 maio 2015, 19:26 por Ailison Davi
» Internacional apresenta uniformes para temporada 2015
Dom 03 maio 2015, 14:03 por rlincoln
» São Paulo fecha com a Under Armour por cinco anos
Dom 03 maio 2015, 14:02 por rlincoln
» [FIXO] Lavando suas camisas - Cuidados
Dom 03 maio 2015, 14:02 por rlincoln
» Atlético-MG fecha acordo com novo patrocinador master para 2015
Dom 03 maio 2015, 14:01 por rlincoln
» Cruzeiro apresenta uniforme reserva para 2015
Dom 03 maio 2015, 14:00 por rlincoln
» Super Bolla apresenta uniformes do Campinense-PB para 2015
Dom 03 maio 2015, 13:59 por rlincoln
» FIXO - Novas Camisas da Coleção - Parte XV
Qua 22 Abr 2015, 00:06 por edton
» [Apresentação] Palestra1914
Seg 20 Abr 2015, 22:47 por Eduardo Trigo
» Dúvidas com produtos adidas com fabricação na China
Dom 29 Mar 2015, 17:46 por sergioabs
» Dicas para comprar camisas fora do Brasil
Sáb 14 Fev 2015, 17:22 por trend
» Adidas é a nova patrocinadora da Ponte Preta
Sex 30 Jan 2015, 22:20 por sergiumx