Da Máquina do Esporte, em São Paulo
A alta exposição gerada pelas partidas da Copa Kia do Brasil, em especial contra grandes clubes, costuma ser aproveitada por times menores para firmar patrocínios pontuais. Não é o caso do Corinthians-PR, que enfrentará o Vasco na noite desta quarta-feira (14) pelas oitavas-de-final do torneio. A equipe recebeu propostas entre R$ 40 mil e R$ 50 mil para exposição no uniforme durante a partida, de companhias oriundas de São Paulo e Rio de Janeiro, mas rechaçou as ofertas.
"Nós priorizamos o patrocínio do Paraná Banco, que nos acompanha nos maus e bons momentos", explica à Máquina do Esporte o gerente de marketing do clube, Eduardo Quadros, responsável pelo futebol no departamento. "Não tem porque deixá-los de lado agora para abrir espaço para outras empresas. Precisamos valorizá-los".
Apadrinhado pelo Corinthians de São Paulo há um ano, o Corinthians-PR já foi chamado J. Malucelli e Malutrom, nomes inspirados na união de duas famílias curitibanas, Malucelli e Trombini. O intuito da mudança era atrair mais torcedores, por meio do forte apelo gerado pelos paulistas no Paraná, mas a ideia tem enfrentado resistência por parte do público.
Em 2009, o time foi vice-campeão do Campeonato Paranaense, ainda como J. Malucelli, e teve média de 402 pagantes por jogo em onze partidas. Neste ano, nas sete partidas disputadas até agora, o número caiu para 376 torcedores. Por esse motivo, a diretoria criou uma promoção específica para a disputa com o Vasco: quem estiver com camisas de qualquer time do Paraná ou do Corinthians-SP ganha desconto de 50% no valor do ingresso, de R$ 40 para R$ 20.
"Pensamos em outras ações [para atrair o público] e não conseguimos efetuá-las devido a alguns problemas internos, mas nossa ideia é fazer algo diferente para a próxima rodada se nos classificarmos", diz Quadros. A queda no público, para ele, está relacionada principalmente ao desempenho da equipe no Campeonato Paranaense. Classificados na primeira fase em oitavo lugar, o Corinthians-PR ocupa a sétima e penúltima colocação na disputa final.
Outro fator que influencia nesse cenário, segundo Quadros, é a redução do elenco e das categorias de base. "Como são menos jogadores, também são menos famílias e pais que vêm aos jogos acompanhar seus filhos", argumenta. Por outro lado, o assédio por meio de cartas, e-mails e telefonemas cresceu muito. "Com o nome Corinthians, o número de contatos que recebemos é cinco vezes maior".
A parceria com o time paulista, contudo, tem prazo de validade para gerar resultados contundentes. Se nos próximos dois anos novos torcedores não forem captados pelos paranaenses, a possibilidade de rompimento e busca de novos projetos ganhará força.
Ter 16 Abr 2024, 15:16 por Eduardo Trigo
» Oi do alemao!
Ter 16 Abr 2024, 15:13 por Eduardo Trigo
» Novas Camisas da Coleção - Parte XVI
Ter 14 Ago 2018, 13:35 por metalord
» Camiseta Pré Jogo Seleção Brasil
Sex 22 Jun 2018, 18:12 por Thiagoht1
» Para não ser enganado... Cuidado com o DH gate!!!
Qua 03 Jan 2018, 21:17 por marciorony
» Loja Retrô
Qua 12 Jul 2017, 15:32 por cris266
» Alguém já comprou no Bau do Futebol?
Qui 06 Jul 2017, 16:56 por dragao
» [Apresentação] chirulim
Dom 12 Fev 2017, 19:48 por chirulim
» Conservar autógrafo em camisa
Dom 04 Dez 2016, 16:52 por Thiago Oliveira
» Portuguesa Santista apresenta novo uniforme para a temporada de 2015
Ter 02 Fev 2016, 22:11 por Gilberto
» [Aviso] CF Store - Espaço exclusivo para interesses de Compra-Troca-Venda de camisas
Qui 14 Jan 2016, 21:11 por Taís
» Apresentação
Seg 11 Jan 2016, 13:39 por Luis Pedro Andrade
» FIXO - Próximas Aquisições!
Sáb 19 Dez 2015, 17:01 por weshunter
» Apresentação de Colecionador Vascaíno
Qua 16 Dez 2015, 15:36 por AcervoVascolecionismo
» Apresentacao
Sex 11 Set 2015, 18:32 por Fellipe Junqueira
» Apresentação
Qui 03 Set 2015, 22:58 por Vinicius_MB
» Camisas infantis
Sex 28 Ago 2015, 11:04 por GerrardMitão
» Minha coleção - Grêmio FBPA
Qui 20 Ago 2015, 00:49 por colecaogremista
» Camisa vermelho e preto
Qua 22 Jul 2015, 11:00 por Fidel Voglino
» Sorteio da camisa oficial do Barra da Tijuca
Qua 08 Jul 2015, 16:48 por Fidel Voglino
» Trend Imports
Sáb 04 Jul 2015, 16:58 por whatever10
» Minha coleção camisa vermelho e preto
Qui 02 Jul 2015, 18:41 por Fidel Voglino
» Camisa vermelho e preto
Qui 02 Jul 2015, 17:03 por Fidel Voglino
» Apresentação
Ter 23 Jun 2015, 17:18 por Luis Coelho Jr.
» PROCURO CAMISA DA MARCA VETTOR
Qui 11 Jun 2015, 15:42 por rlincoln
» Camisa Sofutebolbrasil não oficial
Ter 09 Jun 2015, 18:38 por Edson Zen Filho
» Apresentação
Dom 07 Jun 2015, 22:00 por Edson Zen Filho
» [Apresentação] Sergio
Ter 02 Jun 2015, 02:40 por Sergio Roberto
» alguém conhece esse lojadcraques?
Sex 29 maio 2015, 19:26 por Ailison Davi
» Internacional apresenta uniformes para temporada 2015
Dom 03 maio 2015, 14:03 por rlincoln
» São Paulo fecha com a Under Armour por cinco anos
Dom 03 maio 2015, 14:02 por rlincoln
» [FIXO] Lavando suas camisas - Cuidados
Dom 03 maio 2015, 14:02 por rlincoln
» Atlético-MG fecha acordo com novo patrocinador master para 2015
Dom 03 maio 2015, 14:01 por rlincoln
» Cruzeiro apresenta uniforme reserva para 2015
Dom 03 maio 2015, 14:00 por rlincoln
» Super Bolla apresenta uniformes do Campinense-PB para 2015
Dom 03 maio 2015, 13:59 por rlincoln
» FIXO - Novas Camisas da Coleção - Parte XV
Qua 22 Abr 2015, 00:06 por edton
» [Apresentação] Palestra1914
Seg 20 Abr 2015, 22:47 por Eduardo Trigo
» Dúvidas com produtos adidas com fabricação na China
Dom 29 Mar 2015, 17:46 por sergioabs
» Dicas para comprar camisas fora do Brasil
Sáb 14 Fev 2015, 17:22 por trend
» Adidas é a nova patrocinadora da Ponte Preta
Sex 30 Jan 2015, 22:20 por sergiumx