EDUARDO LOPES
Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP
Em 25/10/10 as 11:20
No último sábado, contra o Vitória, o Botafogo estreou em seu uniforme a marca da Guaraviton, que dividiu espaço com os logos da Hypermarcas: Neo Química e Bozzano. No entanto, a empresa de bebidas poderia ter perdido o seu lugar para a Lupo, que também fez proposta para o clube.
O diretor-executivo do Botafogo, Sérgio Landau, explica que as negociações com a Lupo estavam lentas e que o momento exigia rapidez. “Fechamos com pressa, pois a cada jogo o patrocínio ficaria mais barato”, ressalta.
A lógica é simples: o Botafogo queria fechar com alguma empresa um contrato para apenas o fim da temporada. Isso significa que a Guaraviton terá exposição por mais sete partidas. Se não fechasse antes da rodada do último fim de semana, o espaço seria desvalorizado.
Como a Guaraviton fez uma proposta que agradou – e superior à apresentada pela Lupo –, a diretoria botafoguense decidiu fechar logo o contrato. A oferta da empresa de roupas estava abaixo do esperado, mas as negociações ainda estavam abertas. O clube, no entanto, não quis correr riscos.
A Guaraviton, por sua vez, fechou com o clube para ficar com a parte inferior da camisa, embaixo da marca da Neo Química. Além disso, teve direito a quatro placas publicitárias no Engenhão, em acordo que não teve seus valores revelados.
Caso fechasse com o Botafogo, a Lupo ganharia mais um clube entre aqueles que a empresa tem apostado no futebol brasileiro. Ela já mantém contratos com Náutico, São Caetano, Guarani, entre outros, e tem tentado avançar no esporte, junto com a nova marca da empresa, a Sport Lupo.
Já o Botafogo não quis contratos que iriam além de dezembro. A partir de 2011, todos os acordos para esse tipo de patrocínio estarão encerrados, e o clube terá maior liberdade de escolher seus parceiros, apresentado um plano de negócio específico para as pretensões da diretoria.
Outro fator que segura o Botafogo na sua busca por futuros parceiros é a possibilidade real de o time participar da próxima Copa Santander Libertadores. “Essa competição é um produto. E se eu tenho esse produto, eu preciso me preparar melhor, preciso de um investimento maior”, afirmou Landau.
Essa, aliás, é a mesma estratégia adotada pelo Cruzeiro, que terá seus contratos com BMG e Ricardo Eletro encerrados no fim do ano. O time espera sua confirmação na Libertadores de 2011 para negociar valores maiores. A BMG, no entanto, já está próxima de acertar a sua renovação.
Hoje à(s) 16:14 por Eduardo Trigo
» Criciúma apresenta camisa especial em homenagem ao aniversário de 76 anos
Ter 14 maio 2024, 22:07 por Eduardo Trigo
» Olaria-RJ apresenta seus novos uniformes para 2024
Seg 13 maio 2024, 20:09 por Eduardo Trigo
» No aniversário de 125 anos, Vitória lança camisa em homenagem ao histórico uniforme de 1999
Seg 13 maio 2024, 12:16 por Eduardo Trigo
» Novos uniformes resgatam origens do Sport
Sáb 11 maio 2024, 11:39 por Eduardo Trigo
» CRB lança novo uniforme para 2024/2025 em homenagem a Alagoas
Sex 10 maio 2024, 21:06 por Eduardo Trigo
» Chapecoense apresenta novos uniformes para 2024/25
Sex 10 maio 2024, 20:57 por Eduardo Trigo
» Coritiba utilizará camisa em homenagem ao Rio Grande do Sul
Sex 10 maio 2024, 20:39 por Eduardo Trigo
» Atlético-MG coloca à venda camisas a preços mais acessíveis para o torcedor
Sex 10 maio 2024, 20:13 por Eduardo Trigo
» America-RJ apresenta seus novos uniformes para 2024-25
Sex 10 maio 2024, 01:02 por Eduardo Trigo