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    SP tenta potencializar receita do marketing

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    SP tenta potencializar receita do marketing Empty SP tenta potencializar receita do marketing

    Mensagem por Eduardo Trigo Ter 10 Fev 2009, 11:24

    O São Paulo fechou novo acordo com a LG para estampar suas camisas e encontrou três parceiros comerciais para investir no Morumbi. Todavia, a diretriz da equipe para seu departamento de marketing impede que a cúpula tricolor fique satisfeita com o montante amealhado. Grande aposta da atual gestão, esse departamento precisa de um salto de receita nos próximos anos.

    "Antes, para fechar minha conta, minha única saída era vender atletas. Queremos mudar isso, e apostamos no marketing para trazer a receita necessária". A frase do presidente Juvenal Juvêncio explica a avidez do São Paulo por novos contratos publicitários ou acordos comerciais. "Nenhum clube brasileiro fazia marketing até alguns anos atrás. Nós resolvemos apostar fortemente nisso, corroborando a idéia de sermos diferentes", completou o dirigente.

    O primeiro passo foi definir a quantidade de parcerias almejada. A diretoria do São Paulo estipulou a meta de encontrar um investidor para cada segmento passível de exploração no clube, com seis cotas comerciais de grande porte para intervenções focadas no Morumbi.

    A aposta no estádio levou o São Paulo ao segundo estágio de seu plano: transformar o local em uma unidade de negócios, aproveitando o lucro gerado para reformar o Morumbi para a Copa de 2014, que será realizada no Brasil.

    A possibilidade de o Morumbi sediar jogos da Copa do Mundo ainda fundamentou a argumentação de venda da diretoria tricolor. Mais do que investir no maior estádio da capital paulista, as empresas eram convidadas a associar suas marcas ao palco de partidas do torneio de 2014 - a Fifa só confirmará as cidades que receberão a competição no dia 20 de março, e São Paulo é a favorita a realizar a abertura.

    "O São Paulo está arrumando a casa para a Copa do Mundo. Estamos corrigindo nossos erros, modernizando o estádio e transformando tudo que existe aqui em um espaço que seja lucrativo", ponderou Juvêncio. O setor térreo do Morumbi, onde funcionará um centro comercial, deve ficar pronto ainda neste ano.

    Além da transformação no estádio, a aposta do São Paulo no marketing representa uma tentativa de inverter o ciclo de receita do clube. A expectativa da diretoria é encontrar meios para depender menos de algumas fontes, como a negociação de atletas.

    "Quem me dá sobrevida é o marketing. Eu não quero mais precisar vender um atleta para conseguir fechar meu orçamento. Estamos fazendo um trabalho para viver sem isso. Vamos negociar, mas só quando aparecerem propostas realmente boas", finalizou o mandatário tricolor.
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    SP tenta potencializar receita do marketing Empty Re: SP tenta potencializar receita do marketing

    Mensagem por Eduardo Trigo Ter 10 Fev 2009, 11:24

    Nem a quantidade de parceiros, tampouco o volume de receita. A diretoria do São Paulo divulgou um projeto para fazer seis contratos comerciais, usando o estádio do Morumbi como chamariz e unidade de negócios. Essas negociações tinham um aporte ideal de R$ 16 milhões para o clube. Na última segunda-feira, os novos investidores foram apresentados. Entretanto, a distância para as metas estabelecidas anteriormente manteve a equipe tricolor no mercado.

    Ao contrário do que imaginava, o São Paulo conseguiu fechar apenas três parcerias. O clube tricolor receberá investimento dos laboratórios Aché, do espaço Unyco e da Volkswagen, que irá divulgar sua marca nos segmentos de caminhões, carros e banco para financiamento. Sem preencher as seis cotas para contratos comerciais, a equipe precisou se contentar em amealhar R$ 12 milhões nesta temporada - somando as obras que serão feitas no Morumbi e as ações de ativação, as empresas terão um dispêndio superior a R$ 20 milhões.

    O espaço para novas iniciativas e o reaquecimento do mercado publicitário são as apostas do São Paulo para aumentar o número de parcerias e a receita oriunda desse segmento. O presidente do clube, Juvenal Juvêncio, teve reunião na tarde da última segunda-feira com uma empresa que pode se juntar às marcas que já investem no Morumbi.

    O São Paulo ainda vislumbra a chance de explorar parcerias vigentes. O espaço Unyco, setor do Morumbi para marketing de relacionamento corporativo, será desenvolvido com suporte da rede de restaurantes Applebee's e da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH). A empresa do ramo alimentício já demonstrou interesse de ampliar sua atuação no clube e até construir uma unidade dentro do estádio.

    "Apresentamos parcerias importantes, mas não saímos do mercado. Ainda temos espaço para duas cotas grandes e até três parcerias de porte médio", planejou o diretor de marketing da equipe tricolor, Adalberto Baptista.

    Os acordos comerciais fazem parte de um projeto da diretoria do São Paulo para potencializar a receita do departamento de marketing e o lucro advindo do uso do Morumbi. Além de exposição em backdrops e placas publicitárias, as empresas que acertam esse tipo de contrato terão acesso a diferentes formas de ativação - essas ações pontuais também poderão ser realizadas em outras unidades do clube, como os centros de treinamentos de Cotia ou da Barra Funda.

    "Nós estamos transformando o perfil do Morumbi, e contamos com investidores que nos trouxeram a competência de suas marcas para o projeto. Trata-se de um caminho importante para o São Paulo, que está buscando meios para ser cada vez mais forte", discursou o presidente Juvenal Juvêncio.

    O discurso otimista, contudo, não esconde a segunda retração de planejamento do São Paulo neste ano. Além de não ter atingido a receita esperada com as parcerias comerciais, o time tricolor precisou fechar novo contrato de patrocínio com a LG por R$ 18 milhões - o anterior rendia R$ 16 milhões aos cofres e a diretoria sonhava com um acordo próximo de R$ 30 milhões.

      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 10:08