Mercado cresce 30% ao ano com a compra de camisetas por torcedores
Graziela Reis - Estado de Minas
Marcos Vieira/EM/D.A Press
Entre as brasileiras, as mais vendidas são de times paulistas e cariocas. Mas desempenho nos campeonatos é que determina as líderes do momento
Não adianta contrariar. Torcedor que é torcedor é também apaixonado. E como tal acaba movimentando um mercado de cerca de R$ 200 milhões por ano no Brasil, para, literalmente, vestir a camisa do time do coração. “É um big negócio”, afirma o especialista em marketing e gestão de clubes da Casual Auditores, Amir Somoggi. Ele explica que não existem dados oficiais sobre o comércio das camisetas. Os fabricantes pagam cerca de 10% do faturamento com os produtos a título de royalties. Esse montante, por sua vez, representa perto de 1% da receita total dos times. A partir daí dá para fazer esse cálculo aproximado da movimentação do mercado. Os clubes brasileiros ganham com as vendas de camisetas cerca de R$ 15 milhões. E os fabricantes e o comércio faturam acima de R$ 150 milhões, pois também vendem opções de seleções e times internacionais.
O negócio com a venda de camisetas oficiais já cresce 30% ao ano e tende a ficar ainda melhor. Os produtos são caros. Custam, em média, R$ 150. “Eram para torcedores das classes A e B, mas, com a expansão do crédito, chegaram à classe C”, diz Somoggi. Ele lembra que os torcedores são movidos por paixão e não medem esforços para comprar a camisa oficial, que tem “apelo e tecnologia”. Com a aquisição, por causa dos royalties, também dão “força extra” aos times.
No país, as camisetas mais vendidas são as de times cariocas e paulistas. Segundo o gerente de Desenvolvimento e Coordenação do Grupo SBF (Centauro), Renato Ribeiro Leite, este ano, as líderes do campeonato de vendas da rede são: Flamengo, São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Fluminense. Entre os internacionais, as campeãs são do Manchester, Milan, Chelsea, Barcelona e Real Madrid. “As posições se alternam de acordo com o desempenho dos times nos campeonatos e dos jogadores brasileiros que estão fora do país”, afirma Leite. Mesmo as vendas das camisetas da Seleção Brasileira têm seus picos. “A melhor época é a da Copa do Mundo, mas, no mês passado, com o jogo do Brasil contra Argentina em BH, também fizemos bons negócios”, afirma o gerente da Centauro do BH Shopping, Sandro Moreira. Normalmente, ele vende cerca de 20 camisetas por dia, número que dobra perto da final de campeonatos.
Na rede de lojas Roxos e Doentes, as camisetas mais vendidas são as de times paulistas. Mas na unidade do Minas Shopping, em BH, a gerente Renata Barcelos afirma que há um revezamento entre Atlético e Cruzeiro. No lançamento da camiseta comemorativa do centenário do Galo, ela foi um dos destaques. O professor de educação física Paulo Eduardo Silva de Souza, de 28 anos, fez questão de garantir a sua, por R$ 169,90. Agora, como o Cruzeiro está entre os líderes do Campeonato Brasileiro, suas camisetas estão na frente.
Alguns torcedores se dedicam tanto à paixão pelas camisetas que se transformam em colecionadores. É o caso do ilustador André Filipe Dutra Siqueira, de 31 anos. Ele calcula que sua coleção, com camisas de vários países, vale perto de R$ 4 mil. “Compro sempre”, conta. E é esse tipo de torcedor que movimenta negócios com outras camisetas, como as retrôs. O empresário Diogo Antônio Ferreira, que também é colecionador, observou esse movimento e abriu a Naftalina Esporte Clube, que produz e vende reproduções de camisetas históricas. A preferida é a da Seleção Brasileira de 70. “Meus clientes são caboclos exigentes”, afirma.
Fonte: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_4/2008/07/27/em_noticia_interna,id_sessao=4&id_noticia=73268/em_noticia_interna.shtml
Graziela Reis - Estado de Minas
Marcos Vieira/EM/D.A Press
Entre as brasileiras, as mais vendidas são de times paulistas e cariocas. Mas desempenho nos campeonatos é que determina as líderes do momento
Não adianta contrariar. Torcedor que é torcedor é também apaixonado. E como tal acaba movimentando um mercado de cerca de R$ 200 milhões por ano no Brasil, para, literalmente, vestir a camisa do time do coração. “É um big negócio”, afirma o especialista em marketing e gestão de clubes da Casual Auditores, Amir Somoggi. Ele explica que não existem dados oficiais sobre o comércio das camisetas. Os fabricantes pagam cerca de 10% do faturamento com os produtos a título de royalties. Esse montante, por sua vez, representa perto de 1% da receita total dos times. A partir daí dá para fazer esse cálculo aproximado da movimentação do mercado. Os clubes brasileiros ganham com as vendas de camisetas cerca de R$ 15 milhões. E os fabricantes e o comércio faturam acima de R$ 150 milhões, pois também vendem opções de seleções e times internacionais.
O negócio com a venda de camisetas oficiais já cresce 30% ao ano e tende a ficar ainda melhor. Os produtos são caros. Custam, em média, R$ 150. “Eram para torcedores das classes A e B, mas, com a expansão do crédito, chegaram à classe C”, diz Somoggi. Ele lembra que os torcedores são movidos por paixão e não medem esforços para comprar a camisa oficial, que tem “apelo e tecnologia”. Com a aquisição, por causa dos royalties, também dão “força extra” aos times.
No país, as camisetas mais vendidas são as de times cariocas e paulistas. Segundo o gerente de Desenvolvimento e Coordenação do Grupo SBF (Centauro), Renato Ribeiro Leite, este ano, as líderes do campeonato de vendas da rede são: Flamengo, São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Fluminense. Entre os internacionais, as campeãs são do Manchester, Milan, Chelsea, Barcelona e Real Madrid. “As posições se alternam de acordo com o desempenho dos times nos campeonatos e dos jogadores brasileiros que estão fora do país”, afirma Leite. Mesmo as vendas das camisetas da Seleção Brasileira têm seus picos. “A melhor época é a da Copa do Mundo, mas, no mês passado, com o jogo do Brasil contra Argentina em BH, também fizemos bons negócios”, afirma o gerente da Centauro do BH Shopping, Sandro Moreira. Normalmente, ele vende cerca de 20 camisetas por dia, número que dobra perto da final de campeonatos.
Na rede de lojas Roxos e Doentes, as camisetas mais vendidas são as de times paulistas. Mas na unidade do Minas Shopping, em BH, a gerente Renata Barcelos afirma que há um revezamento entre Atlético e Cruzeiro. No lançamento da camiseta comemorativa do centenário do Galo, ela foi um dos destaques. O professor de educação física Paulo Eduardo Silva de Souza, de 28 anos, fez questão de garantir a sua, por R$ 169,90. Agora, como o Cruzeiro está entre os líderes do Campeonato Brasileiro, suas camisetas estão na frente.
Alguns torcedores se dedicam tanto à paixão pelas camisetas que se transformam em colecionadores. É o caso do ilustador André Filipe Dutra Siqueira, de 31 anos. Ele calcula que sua coleção, com camisas de vários países, vale perto de R$ 4 mil. “Compro sempre”, conta. E é esse tipo de torcedor que movimenta negócios com outras camisetas, como as retrôs. O empresário Diogo Antônio Ferreira, que também é colecionador, observou esse movimento e abriu a Naftalina Esporte Clube, que produz e vende reproduções de camisetas históricas. A preferida é a da Seleção Brasileira de 70. “Meus clientes são caboclos exigentes”, afirma.
Fonte: http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_4/2008/07/27/em_noticia_interna,id_sessao=4&id_noticia=73268/em_noticia_interna.shtml
Qui 16 maio 2024, 16:14 por Eduardo Trigo
» Criciúma apresenta camisa especial em homenagem ao aniversário de 76 anos
Ter 14 maio 2024, 22:07 por Eduardo Trigo
» Olaria-RJ apresenta seus novos uniformes para 2024
Seg 13 maio 2024, 20:09 por Eduardo Trigo
» No aniversário de 125 anos, Vitória lança camisa em homenagem ao histórico uniforme de 1999
Seg 13 maio 2024, 12:16 por Eduardo Trigo
» Novos uniformes resgatam origens do Sport
Sáb 11 maio 2024, 11:39 por Eduardo Trigo
» CRB lança novo uniforme para 2024/2025 em homenagem a Alagoas
Sex 10 maio 2024, 21:06 por Eduardo Trigo
» Chapecoense apresenta novos uniformes para 2024/25
Sex 10 maio 2024, 20:57 por Eduardo Trigo
» Coritiba utilizará camisa em homenagem ao Rio Grande do Sul
Sex 10 maio 2024, 20:39 por Eduardo Trigo
» Atlético-MG coloca à venda camisas a preços mais acessíveis para o torcedor
Sex 10 maio 2024, 20:13 por Eduardo Trigo
» America-RJ apresenta seus novos uniformes para 2024-25
Sex 10 maio 2024, 01:02 por Eduardo Trigo